Dartagnan e os Três Mosquiteiros

 


Na imagem temos Dartagnan e os três mosquiteiros da filosofia brazuca: Athos, Porthus e Aramis. Aramis pensa que feministas são seres brochantes que não entendem nem de sexo, nem de mulheres, e pensa que homens não têm mais incentivo para casar, pois sexo está fácil e barato do ponto de vista do custo afetivo e econômico, os únicos pontos de vista pelos quais sexo pode ser avistado por homens. Para mulheres só existe o ponto de vista afetivo, pois para elas a atividade não só não possui custo econômico, como há ainda a possibilidade ganhos expressivos. O resultado líquido do exercício, é claro, vai depender da sua capacidade de prospectar bons negócios no mercado e sua habilidade no cálculo do risco-benefício e custo de oportunidade de investimentos.

Porthus, como é um cara legal e querido, por apreço ao colega, fará questão de discordar, pois o filósofo pensa que uma das coisas mais perigosas da vida é gente que concorda com você o tempo todo. Como também sou um cara legal e querido, por apreço a Porthus, farei questão de discordar também. Perigoso não é quem concorda com você, mas quem tem o tacape na mão e está disposto a usá-lo para gentilmente convencê-lo a se calar ou dizer somente as coisas que o dono do tacape autoriza. Tacapes são grandes autoridades na área do saber, e rotineiramente nos iluminam com o peso pacificador da sua doutrina filosófica libertadora, que nos alivia da necessidade de pensar qualquer coisa que eles não autorizem. 

Isso tudo é óbvio, diria Athos, mas do óbvio ele conto um conto, e do conto ele aumenta um ponto. Resta a Athos, no fim, apenas uma dúvida óbvia:  onde estará Dartagnan? Dartagnan obviamente não está na foto, então por que você não se perguntou isso antes? Ora, porque é óbvio, e o óbvio é aquilo no qual obviamente não pensamos até pararmos para pensar nele, momento em que o óbvio, enfim, se torna óbvio. Óbvio. Mas se Dartagnan não está na foto, onde ele está? Ora, se não está na foto, só pode estar tirando a foto. Óbvio.

O óbvio está sempre ali, por trás de tudo, o tempo inteiro, razão pela qual só conseguimos vê-lo quando, por alguma razão, ele cai como uma marreta na nossa cabeça. Obviedades também têm caráter pacificador. Assim como os tacapes, elas nos marretam. Não por decisão delas, mas porque nós assim autorizamos.

"Aquele que empunhar esta marreta, se for digno, terá então o poder da Threta" - Dartagnan

Postagens mais visitadas deste blog

O Fardo da Mulher Extrovertida

Calabresa Fagundes

Iara Dupont

A Casada e o Shortinho

O Mundo de Cinderela