Querer mudar a opinião dos outros você mesmo é não só uma atitude egocêntrica, como fatalmente irá levá-lo ao ceticismo sobre a capacidade dos outros de mudar de opinião, o que inevitavelmente virá acompanhado do sentimento de que sua capacidade de mudar a opinião alheia é nula. Entramos nesse estado pois queremos testemunhar o outro mudar de ideia por nossa causa. O problema é que ninguém muda de ideia dessa forma. As pessoas mudam de ideia em recesso, após serem expostas a uma quantidade determinada de dados de várias fontes.

Para alguns, mudar de opinião é algo difícil ou até mesmo impossível por diversas razões. Certos indivíduos acham ser capazes de saber identificar quem são os que nunca vão mudar de ideia. Gostaria de saber como operam tal milagre telepático, já que nem nós mesmos sabemos o que estaremos pensando sobre determinado assunto no futuro.

O fato é que não podemos ser revoada, mas podemos ser pássaro. Nada além disso está sob o nosso controle. Nessa formação da foto, é bem possível que existam alguns pássaros imaginando que estão no comando do grupo. Outros imaginam que há em algum lugar um pássaro ou grupo de pássaros controlando tudo. Pássaros, assim como pessoas, pensam muita bobagem. Nenhum dos pássaros está no controle, mas isso não significa que sua interferência no grupo é nula. Todos interferem na revoada causando perturbações nas imediações que geram um efeito em cadeia que se espalha para todo o bando. 

O resultado parece algo planejado, mas isso é matematicamente impossível. Mesmo que pássaros isolados possuíssem poder cerebral para fazer tal planejamento, eles não têm controle sobre o que outros decidem nas suas posições nem meios de transmitir informações na velocidade necessária para todos. Se você observar qualquer sociedade ou agrupamento numeroso de humanos, vai ver que ele se movimenta e se transforma exatamente da mesma maneira. Como para a revoada de pássaros, isso ocorre não porque decidimos nos comportar assim, mas porque está fora do nosso alcance fazer qualquer outra coisa. 

Perturbador.

Postagens mais visitadas deste blog

O Fardo da Mulher Extrovertida

Calabresa Fagundes

Iara Dupont

A Casada e o Shortinho

O Mundo de Cinderela