Thinking like a Genius

Quando determinado intelectual confirma todas as nossas opiniões, ele é um gênio. Imagine o quilate do cérebro do camarada que concorda conosco em tudo. Por certo é necessário muita inteligência e lucidez para conseguir tal façanha. O título de gênio é temporário, obviamente. Dura até que ele emita uma única opinião discordante. O coitado até aquele momento estava indo bem, mas pisou na bola, então temos que rebaixá-lo ao grau de jumento. Toda aquela clareza de pensamento era muito suspeita mesmo. Como podemos observar, o método que usamos para avaliar a genialidade dos outros revela que somos nosso próprio padrão de genialidade, já que os gênios são os que entendem exatamente o que entendemos sobre o mundo. 


Felizmente não é preciso ser gênio para entender que algo errado não está certo, até porque o contrário também ocorre. Quando um indivíduo fala somente coisas com as quais não concordamos, ele é claramente um imbecil. Sua baixa capacidade intelectual fica cristalinamente demonstrada pelo fato de que não concordamos com nada do que ele diz, mas basta que o jumento fale apenas uma coisa que consideramos lúcida que isso não vai adiantar coisa alguma. Continuamos achando que ele é um jumento de qualquer maneira. Nos permitimos ajumentar nossos gênios, mas genializar os jumentos está decididamente fora de cogitação. Jumento é jumento e gênio é gênio, embora gênios estejam sob constante vigilância de nosso julgamento sóbrio e informado. Fez pipi fora do penico, já era. Ex-gênio. Asno, para os íntimos.

O fato é que as pessoas se sentem absolutamente confortáveis ao considerar que sua mente é o padrão da inteligência, mas não existem indivíduos que imaginam que suas opiniões são o benchmark da burrice. Veja só o Fulano, concorda com todas as coisas que penso. Mas que burro! Que talento para falar asneira, quanta desinformação! Não dá uma dentro, se perde todo, intelecto abaixo do nível da mediocridade. Tenho grande afinidade com esse indivíduo pois é um debilóide mentalmente incapaz como eu. Tomara que não fale nada que faça algum sentido, do contrário serei obrigado a promove-lo a gênio e perderei um correligionário, pois vou ser forçado a reconhecê-lo como um inimigo do movimento antanista. Por sorte não tenho QI suficiente para identificar se ele está falando algo inteligente ou não, então isso me deixa mais calmo. Ufa! Ser idiota tem várias vantagens.

Nunca vi tal coisa, em todo caso, antanismo, para quem não sabe, é a ideia radical de que antas são gente. Curiosamente, jumentos que se iludem com sua capacidade intelectual abundam. Já gênios que vagam por aí com a ilusão de que são jumentos nunca existiram. Não concorda? Então você é burro, amiguinho. Não há outra coisa que possa lhe dizer, infelizmente. 

Jeguial, já dizia a mula.



Postagens mais visitadas deste blog

O Fardo da Mulher Extrovertida

Calabresa Fagundes

Iara Dupont

A Casada e o Shortinho

O Mundo de Cinderela